Dicas

Dicas para trabalhar com EVA
O Etil vinil acetato, também conhecido como EVA é um material de borracha flexível, moldável e nao tóxico que permite criar belas peças de artesanato.

Hoje vou partilhar algumas dicas importantes, sobre como trabalhar com o EVA, que foi aprendendo por experiência própria e através da consulta de vários sites. Espero que sejam úteis para quem está a iniciar esta atividade e não só… 

Como passar o molde para o EVA:
As placas de EVA devem ser guardadas direitas e nunca dobradas ou enroladas, pois com o tempo, a placa pode ficar danificada.
Os moldes podem ser feitos em cartolina ou em cartão. Devem estar identificados para uma boa organização.
Para riscar o molde deve-se usar, preferencialmente, um palito de churrasco, que não deixa tinta e marca muito bem o risco pretendido.

Como cortar o EVA:
 Para cortar use uma tesoura bem afiada. O segredo é ir deslizando o EVA sobre a tesoura ao cortar para evitar picotados. Também se pode usar o xizato (com apoio de uma régua) para cortar grandes extensões. Para tirar algumas imperfeições do corte pode-se usar uma lixa ou a lima das unhas, sempre com muito cuidado, passando-a só na quina (aresta) do EVA.

Como modelar o EVA no isopor (esferovite):
Para modelar o EVA no isopor pode-se usar um ferro de passar roupa, aquecendo o EVA e modelando logo de seguida sobre o isopor. Pode-se ainda utilizar outras fontes de calor como uma placa de alisar o cabelo. Eu utilizo o ferro da roupa aquecendo o EVA diretamente ou sobre um pano.

Como colar o EVA:
Para colar tem duas opções: a cola quente ou a cola instantânea.
A cola quente nem sempre deixa um bom acabamento, solta fios e pode borrar.
A cola instantânea é mais prática e garante um melhor acabamento. Contudo não pode ser usada diretamente no isopor porque corroi este material.
Eu utilizo as duas, vou alternando conforme as necessidades e exigencias do acabamento.
Para retirar restos de cola pode-se usar um cotonete com acetona.

 
Como pintar o rosto das bonecas no EVA:
 Para fazer os olhos, nariz e boca e pequenos detalhes pode-se usar caneta permanente de ponta fina (caneta para retroprojetor), caneta para tecido ou tinta acrílica. Eu prefiro a caneta permanente porque não tenho muita experiencia em pintura.
Para fazer as maçãs do rosto pode-se usar blush de maquiagem comum ou tinta acrilica;

As suas criações podem e devem ser enriquecidas com aplicações de tecido, fitas,rendas, lacinhos, botões, flores e o que a sua imaginação permitir.
 Personalize os seus trabalhos com o seu toque! O sucesso das suas peças está na sua criatividade.

Inspire-se nestas dicas e mãos à obra....mas cuidado pois estas bonequinhas viciam mesmo, quanto mais se faz mais vontade se tem de fazer e mais ideias surgem para criar novas peças!!!

Se tem alguma outra dica interessante deixe um comentário por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário